5 dicas de como montar um guarda-roupa cápsula

O armário cápsula é uma escolha de consumo inteligente que te ajuda a combinar as peças de modo muito mais simples, te mantém em paz com o meio ambiente (porque você reduz a compra de novos itens) e é perfeito para quem não tem um grande espaço de armazenamento.

Ele veio para acabar com os problemas de demora em encontrar um look para sair e, claro, para nunca mais ter aquele armário cheio de coisa que você nem lembrava que existia.

E deixa a gente te contar, as peças do estilo genderless facilitam muito esse processo, porque tendem a ser mais fáceis de combinar. Se interessou sobre o conceito? Vem entender como montar o seu no texto de hoje!

Como montar um armário cápsula

A verdade é que não existe um consenso na quantidade exata de roupas que devem ter no seu armário cápsula e nem se lingerie, roupas de academia e sapatos entram ou não nessa contagem, então, isso vai conforme o bom senso.

O padrão — que será nosso norte por aqui — é de 37 peças, incluindo roupas de academias e sapatos (só não roupas íntimas e acessórios). Mas vamos te ajudar a entender melhor o que você pode colocar no seu para adaptá-lo à sua rotina.

E não vá achando que você sairá todo dia com a mesma roupa. A ideia desse tipo de guarda-roupa é justamente escolher as peças de modo assertivo para que elas possibilitem a criação de vários looks diferentes, inclusive looks com sobreposições, para incrementar o visual.

O processo de transformar o seu armário comum em um guarda-roupa cápsula envolve diminuir a quantidade de peças várias vezes. No entanto, cada uma delas tem um propósito diferente, e é exatamente isso que fará você terminar com escolhas inteligentes e que realmente fazem sentido para o seu dia a dia. Vem com a gente e acompanhe as dicas!

1. Separe as roupas e os sapatos que você não usa mais

O primeiro passo de qualquer “revitalização” de guarda-roupa é olhar peça por peça e calçado por calçado do que temos hoje para separar aquilo que não usamos mais. Pegue aqueles itens que você não encosta mais há um ano e tire sem dó — se todas as estações passaram e você não os usou nenhuma vez, quer dizer que não vai mais precisar.

Para te ajudar nesse processo, faça três pilhas: continuar, talvez, mandar embora. Vá separando tanto roupas (inclusive as de academia) como sapatos. Assim, ficará mais simples de passar para as próximas dicas.

2. Selecione roupas e sapatos que ainda fazem sentido com o seu estilo

Revisite as pilhas de “continuar” e “talvez”: olhe para cada uma das peças e dos calçados pensando se ainda fazem sentido no seu estilo atual. Aproveite para considerar se elas cabem na sua rotina, seja de trabalho ou dos lugares que costuma sair.

Lembre-se sempre que não existe um padrão de armário cápsula, ou seja, você pode criar o seu como quiser, tendo um estilo oversized extravagante ou um minimalista.

Na maioria das vezes, quando procuramos sobre o assunto, as pessoas sempre falam de peças no branco, bege, jeans e preto, mas não precisa ser assim. Se o seu estilo for mais estampado ou colorido, também dá para ter um armário cápsula. O que precisa fazer é manter os itens que mais gosta e que combinam entre si — mas falamos mais sobre isso daqui a pouco.

3. Pense quantas vezes você conseguirá usar cada peça

Sobraram muitas roupas e sapatos que estão de acordo com o seu estilo e rotina atuais? Então, agora é hora de sermos práticos: quantas vezes você conseguirá usar cada item?

A gente sabe que tem peças que conseguiremos usar mais do que outras, tipo uma calça jeans versus uma camisa colorida, mas a ideia aqui é pensar no seu dia a dia mesmo e lembrar dos looks que já montou.

Deixe na pilha de “continuar” apenas as que têm como serem usadas várias vezes, com looks diferentes (é aí que entra a próxima dica). Ah, mas isso não quer dizer que você não possa manter aquela peça ou calçado baphônico que, apesar de não usar tanto, ela é O item coringa que você ama. Não tem problema manter um ou outro desses. 😉

4. Entre as que ficaram, analise quais peças combinam entre si

Com certeza, essa é a dica mais importante, e versatilidade é a palavra-chave nessa parte! Com as peças e os sapatos que ficaram das três dicas, agora é hora de passar um pente fino e acabar com a pilha do “talvez”, porque estamos chegando na etapa final.

Para ficar no seu armário cápsula, as roupas e os sapatos que você selecionou devem combinar entre si. Dessa forma, será possível reduzir ainda mais a quantidade de peças e, consequentemente, o tempo que você demora procurando um look para sair.

Escolha roupas que te possibilitem criar no mínimo três looks diferentes e sapatos que combinem com todas elas. Isso facilitará a sua decisão e começará a te fazer enxergar suas peças (e o próprio consumo) de forma mais clara. Fique livre para montar looks monocromáticos, casuais, elegantes e o que mais quiser.

5. Lembre que você usa mais partes de cima do que partes de baixo

Por último, olhe para tudo o que você separou, a essa altura, você já deve ter conseguido chegar aos 37 itens. No entanto, vale lembrar que, naturalmente, usamos maior variação de partes de cima do que de partes de baixo, então, verifique se fez as escolhas certas antes de “fechar a conta”.

Guia com 37 peças para se ter no guarda-roupa cápsula

Agora que já te demos todas as dicas para você conseguir separar o que sai e o que fica no seu guarda-roupa, chegou a hora do checklist para você não esquecer nada. E fique à vontade para trocar as peças que preferir, até porque, ele tem que ser funcional para você!

  • 1 chinelo
  • 1 sapato aberto (rasteirinha/mule/sapatilha etc.)
  • 1 tênis;
  • 1 bota/coturno;
  • 2 calças jeans;
  • 1 calça social;
  • 2 saias;
  • 2 shorts/bermudas;
  • 2 vestidos (um mais casual e outro mais arrumado);
  • 4 camisetas/blusas;
  • 3 regatas;
  • 2 croppeds/tops;
  • 2 camisas sociais;
  • 1 blusa de manga longa
  • 1 jaqueta jeans ou outro modelo mais leve;
  • 1 casaco pesado;
  • 1 moletom;
  • 3 tops de academia;
  • 2 leggings;
  • 2 shorts de academia;
  • 2 pijamas.

Inclusive, uma dica extra que damos para quem mora em regiões com estações muito extremas (que precisa de mais blusas de frio, por exemplo) é para ter dois armários cápsulas: um para a primavera/verão e outro para o outono/inverno.

Então, enquanto estiver no verão, guarde as roupas de inverno fora do seu campo de visão. Assim, você economiza espaço e mantém o guarda-roupa livre para ficar fácil na hora de escolher o look.

O que fazer com as peças e os calçados que não quero mais?

Depois que terminar de separar todas as peças que você tirará do seu guarda-roupa, chegou o momento de dar um destino a elas, mas para onde enviar? Saca só!

Caso as roupas que você separou estiverem em bom estado de conservação, você pode doar os itens para quem precisa em algumas das ONGs e entidades da sua cidade. Ou você também pode colocar suas peças à venda nas redes sociais ou até por meio de um brechó conhecido de onde você mora, assim, você ainda faz um dinheiro extra.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para montar o seu próprio guarda-roupa cápsula, vem conhecer os acessórios que podem dar um up em qualquer look!

Avalie

Deixe um comentário