Moda anos 80: 6 looks para se inspirar e usar

Jovens usando roupas urbanas modernas em mural branco

A moda dos anos 80 reflete a quebra de paradigmas e de rigidez dos sistemas políticos, econômicos e sociais ao propor romper os padrões estéticos até então muito disseminados.

Por isso, diferentemente da moda nos anos 1940 e 1960, ela rompe com as cores tradicionalmente conhecidas como sóbrias — cinza, bege, preto, branco e marrom— e inclui maquiagens mais coloridas e extravagantes, assim como a utilização de marcadores estéticos muito específicos, como o uso de roupas fitness, ombreiras e jeans.

Continue a leitura e veja como essas influências estão presentes no nosso dia a dia e quais são as principais características das roupas dos anos 80. Você vai se impressionar!

1. Peças coloridas e o uso de ombreiras

Para ter um look com referências na moda dos anos 1980, uma das dicas é usar roupas que mesclam cores variadas na peça e adicionar um elemento característico e emblemático do período, ou seja, ombreiras. Se você quer arrasar no rolê, essa inspiração é certeira, vai direto ao ponto!

O uso de muitas cores é um ponto muito característico desse momento e recebe influência da arte drag que, enquanto movimento, surgiu nos anos 1980 em Nova York a partir do Cluber ou Club Kid, que eram grupos de drags que ditavam tendências no mundo do entretenimento a partir da expressão estética sempre muito colorida e ousada.

O uso de ombreiras passa a ser muito explorado em blazers, jaquetas e casacos como um elemento de demarcação de silhueta. A princesa Diana e a rainha Elizabeth II utilizavam-nas frequentemente em suas composições e, logo, essa moda pegou em geral. Aproveite para incluir essas referências no seu guarda-roupa.

2. Jaqueta jeans e estampas animal print

O jeans ganhou as ruas na década de 1980 e nunca mais deixou de ser uma peça de bastante presença e estilo. Celebridades como Madonna e Bruce Springsteen incorporaram com muita ênfase o uso de peças no jeans e ajudaram a disseminar essa tendência envolta na art pop da época.

Já o uso de estampas animal print recebeu influência da expressão exótica da época, resgatando elementos até então distantes das expressões rígidas dos anos anteriores. Além disso, essas estampas foram incorporadas muito fortemente em acessórios como óculos, bolsas, cintos e lenços.

Por isso, jaqueta jeans e itens em animal print são peças típicas desse período, marcado pela quebra de padrões e pela incorporação da moda mais casual e urbana aos looks.

3. Moda fitness: calça legging, body e blusa corta-vento colorida

O movimento fitness, com o avanço das aulas de ginástica e de ritmos dentro das academias, ganhou muitos adeptos, e o uso de leggings coloridas, body, polainas e faixas na testa e no punho se tornou sinônimo de estilo. Tecidos de spandex e lycra são essenciais na hora de criar um visual fitness, assim como demarcações na cintura e blusa corta-vento colorida.

4. Calça cintura alta e a inclusão do cropped

Se houve um tempo em que mulheres não podiam usar calça, a década de 1980 veio para enterrar de vez esse período. O uso de calças de cintura alta ampliou muito a mobilidade do corpo feminino, mas não parou por aí, também foi muito incorporado pelos homens e, sem sombra de dúvida, é uma marca típica deste período.

Se você quiser montar um look a partir dessas peças, a dica que damos é explorar cropped com amarrações próximas ao estômago e blusas com os ombros à mostra. Na década de 80, a união de calças de cintura alta, com marcação acentuada da cintura, contribuiu para que muitas pessoas amarrassem a ponta das suas camisetas para se adequar ao cós da calça. Assim, indiretamente, o cropped entra em cena.

5. Look em color blocking e uso de muito brilho

A técnica de alternar blocos de cores sólidas e contrastantes entre si se tornou um dos pilares dessa moda tão nostálgica. Hoje, redefinimos esse estilo e utilizamos a técnica de combinação de cores complementares, ou seja, que estão opostas no círculo cromático. Porém, nos anos 80, a ideia não era harmonizar tons, mas gerar um contraste visual.

O uso de brilho e de tecidos como lamê, seda, cetim e paetês foi altamente explorado em discotecas e eventos noturnos com a ascensão da música pop e dance. A intenção era refletir a luz do globo e se destacar da multidão, além, é claro, de transmitir a ideia de festividade e comemoração.

Para quem quer um look lindo e reluzente, essas duas tendências são incríveis!

6. Uso de acessórios: bandanas, faixas e pochetes para incrementar o visual

O uso de bandanas, neste período, era utilizado como um acessório de estilo, trazendo referências musicais como o rock, com Bon Jovi, e o hit pop, com Madonna. Além de estilo, era utilizada para demarcar movimentos musicais que não só o pop, a vibe do rock também incorpora lenços e bandanas como itens simbólicos do grupo.

E a moda da pochete? Quem nunca viu essa referência que explodiu na década de 80, hein? Embebida pela fluidez e conforto, o uso de pochetes garante mobilidade e estilo a qualquer look. Do preto ao rosa neon, com estampas animal print ou lisas, as pochetes até hoje remetem à moda dos anos 1980.

Mas o uso de acessórios não se limita a esses dois itens. Faixas, cintos, pulseiras coloridas e grossas, anéis e brincos grandes, principalmente os de argola, são todos elementos que ganharam as composições diárias da população.

Maquiagem e penteados usados nos anos 1980

A maquiagem típica dos anos 80 é marcada pelo uso de sombras coloridas e bem pigmentadas, com um delineado bem marcado e máscaras de cílios para trazer volume e destaque no olhar. Assim como a boca, que evidenciava o volume, com cores laranja, rosa e vermelho.

Detalhes como blush também eram mais perceptíveis na maquiagem dos anos 80. O desenho da sobrancelha, que se opunha à moda anterior, trouxe muito mais naturalidade ao olhar ao assumir um design mais grossos e marcado no rosto.

Já quando pensamos sobre os penteados e as tendências do momento, temos que mencionar o uso de acessórios coloridos e de amarradores bem marcantes. O uso de franjas disparou, assim como a busca por permanentes para criar e definir cachos e trazer volume às madeixas. O cabelo se tornou uma parte do corpo que interage com o estilo da cabeça aos pés.

E aí? Curtiu as referências e as inspirações de looks da moda dos anos 80? Para facilitar ainda mais a sua busca, confira nossa seção de nostalgic vibes e veja peças cheias de referência.

Modelo com camisa de chamas em fundo neutro
Avalie

Deixe um comentário